O que é Cosplay

 O que é cosplay:

Cosplay é um termo em inglês, formado pela junção das palavras costume (fantasia) e roleplay (brincadeira ou interpretação).

É considerado um hobby onde os participantes se fantasiam de personagens fictícios da cultura pop japonesa.

Um cosplay pode estar relacionado com personagens de games, animes e mangás, porém podem também englobar qualquer outro tipo de caracterização que pertença à cultura pop ocidental.

Normalmente, os cosplayers (pessoas que fazem cosplay) são fãs dos personagens que representam e das respectivas séries, filmes, games ou desenhos a que este personagem pertence.

O cosplay é baseado na ideia do DIY - Do It Yourself (“Faça Você Mesmo”, em português), ou seja, os participantes produzem a própria fantasia, assim como todos os equipamentos e acessórios que poderão necessitar para a caracterização do personagem.

Além disso, o cosplayer não se limita em apenas se fantasiar, mas também interpretar a personalidade do personagem escolhido.

Cosplay de samurai Exemplo de um cosplay de samurai

Existem grandes eventos direcionados exclusivamente para os cosplayers, Otakus (termo utilizado no ocidente para designar os fãs de animes e mangás) e fãs de ficção científica, que promovem competições para premiar o melhor cosplay, seja no quesito caracterização (melhor fantasia) ou interpretação (melhor apresentação do personagem).

Origem do cosplay Muitas pessoas consideram os japoneses os criadores desta brincadeira, no entanto o crédito é dos norte-americanos.

De acordo com os registros históricos, a primeira pessoa a se fantasiar de um personagem de ficção científica foi Forrest J. Ackerman, em 1939, na I World Science Fiction Convention, em Nova Iorque. Com o passar dos anos, cada vez mais fãs de personagens fictícios iam aos eventos fantasiados, criando o conceito do costuming, fan costuming ou masquerade, como também era chamado.

A criação do termo cosplay teria surgido em 1984, quando Nobuyuki Takahashi, após visitar o evento de ficção científica em Los Angeles, conheceu os masquerades e, ao voltar para o Japão, escreveu um artigo para uma revista descrevendo as pessoas fantasiadas como cosplayers.

A partir da década de 1990, com a popularização dos animes e mangás japoneses no mundo ocidental, a palavra cosplay ficou relacionada com a caracterização por personagens que pertençam aos desenhos orientais.